revista julgar
___

Sónia Moura

Diretora da Revista Julgar

A Revista Julgar é um projeto editorial da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, tendo por missão contribuir para o debate sobre a aplicação do direito e a jurisdição.

 

A revista em papel, de periodicidade quadrimestral, surgiu em 2007, tendo sido publicados, até à presente data, 45 números. Cada número da revista é subordinado a um tema, em função do qual são pensados os artigos e os respetivos autores, visando uma abordagem diversificada e atual das matérias.

 

Em 2009 foi edificada a revista digital, acolhedora de artigos científicos afetos a todas as jurisdições e submetidos de forma espontânea à apreciação do conselho de redação, ultrapassando presentemente as três centenas os artigos disponíveis neste formato.

 

Constitui matriz editorial da Revista Julgar o compromisso assumido com a defesa dos direitos fundamentais do cidadão, lastro do Estado de Direito, recordando-se aqui a proclamação da Declaração do Milénio das Nações Unidas de “responsabilidade coletiva de respeitar e defender os princípios da dignidade humana, da igualdade e da equidade, a nível mundial.