A Associação Sindical dos Juízes Portugueses manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Senhor Conselheiro Álvaro Laborinho Lúcio, magistrado de carreira, académico e servidor público que dedicou grande parte da sua vida à Justiça e ao Estado de Direito.
Nascido na Nazaré, a 1 de dezembro de 1941, Álvaro Laborinho Lúcio foi Juiz- Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça e exerceu altos cargos de Estado, tendo desempenhado, entre outros, os cargos de Secretário de Estado da Administração Judiciária, Ministro da Justiça e Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores.
Entre 1981 e 1990, foi Diretor do Centro de Estudos Judiciários, desempenhando um papel fundamental na estruturação e consolidação dessa instituição essencial à formação dos magistrados judiciais e do Ministério Público, deixando um legado de exigência, independência e excelência. A Justiça portuguesa perde um dos seus mais prestigiados servidores, cuja integridade, visão e empenho contribuíram de forma notável para o aperfeiçoamento do sistema judicial e para a defesa dos direitos dos cidadãos. À família enlutada, aos amigos e a toda a comunidade judiciária, a ASJP apresenta as suas mais sentidas condolências.
Lisboa, 23 de outubro de 2025 A Direção da Associação Sindical dos Juízes Portugueses